sexta-feira, 26 de junho de 2015

TPM é papo sério!

Meninas, quem aí passa pela famosa e dramática TPM?
O papo hoje é tão engraçado quanto sério, gostaria de esclarecer algumas dúvidas sobre esse período tão insuportável para nós mulheres e para aqueles que estão a nossa volta, vem comigo...

Eu sei que não são todas as mulheres que tem essa coisa chatinha de TPM, mas no meu caso a coisa é realmente séria e eu não consigo e nem conseguiria explicar para qualquer outra pessoa que não passa por isso, o quanto eu me sinto mal de estar passando e pior ainda, de estar deixando doidas as pessoas que amo e que estão ao meu lado, parece engraçado e de fato quando passa se torna motivo de riso, mas quando estou nessa fase o bicho pega geral...
Eu começo com cansaço físico extremo, me sinto realmente esgotada (não quero que tenham pena, mas que pelo menos entendam!), fica difícil trabalhar, minha cabeça não consegue focar 100% no trabalho, começam as cólicas chatinhas e eu vou ficando MUITO irritada, não sei explicar de onde vem tanta irritação, mas eu prefiro realmente ficar quietinha no meu canto nesse dia (tarefa impossível quando se trabalha fora), depois de irritação eu começo a ficar brava, tenho vontade de sair batendo em um monte de gente que me tira do sério, viro uma potencial arma branca rsrsrsr....e por fim chego na fase de melancolia extrema, choro a toa, me sinto magoada se eu acho que alguém foi " negligente" comigo ou com o meu estado emocional, tenho vontade de ficar deitada o dia todo e chorar,é realmente inexplicável e eu me sinto horrível comigo e com os outros, não suporto me olhar no espelho, me sinto inchada e feia, nada realmente fica bom...Ah, já mencionei o fato de que nessa fase eu como tipo, MUITO doce, frituras e refrigerantes? É incontrolável, não consigo parar e nem saber porque eu quero comer, apenas quero e ponto!
Vejam trechos do texto do Dr. Dráuzio Varella, ele como médico consegue definir melhor o que é essa chatice de TPM e que NÃO É FRECURA:


Tensão pré-menstrual, ou TPM, é um tema que interessa não só às mulheres, mas aos homens, especialmente. Ela se caracteriza por um conjunto de sintomas e sinais que se manifesta um pouco antes da menstruação e desaparece com ela. Se eles persistirem, não se trata da síndrome de TPM, que está diretamente relacionada com a produção dos hormônios femininos.
Do ponto de vista dos hormônios sexuais, os homens são muito mais simples do que as mulheres. Eles fabricam testosterona cuja produção começa a cair inexorável e lentamente a partir dos 20, 30 anos de idade. As transformações que essa queda provoca no humor masculino são, de certa forma, previsíveis e é por isso que as mulheres dizem que os homens são todos iguais.
Com elas, é diferente. A concentração dos hormônios sexuais varia no decorrer do ciclo menstrual. Assim que termina a menstruação, tem início a produção de estrógeno, que atinge seu pico ao redor do 14º dia do ciclo, quando começa a cair e a aumentar a produção de progesterona. O nível desses dois hormônios, porém, praticamente chega a zero durante a menstruação.
Portanto, em cada dia do mês, a mulher tem uma concentração de hormônios sexuais diferente da do dia anterior e diferente da do dia seguinte. O impacto que isso provoca no humor feminino também oscila de um dia para o outro. Por isso, os homens dizem que as mulheres são difíceis de entender.
DEFINIÇÃO E PRINCIPAIS SINTOMAS
Drauzio – O que é tensão pré-menstrual e quais seus principais sintomas?
Mara Diegoli – Tensão pré-menstrual, ou TPM, é o nome que se dá a uma série de sintomas que se manifestam antes da menstruação. Mas, é preciso estarmos atentos: eles têm de sumir com a menstruação. Caso não desapareçam, não se trata de tensão pré-menstrual.
Os sintomas são variados: irritabilidade, depressão, dor nas mamas e agressividade, que pode e deve ser controlada. Dor de cabeça é outra queixa frequente. A mulher também chora fácil sem saber exatamente por quê e pode explodir sem motivo.
Drauzio – Isso quer dizer que se os sintomas se mantiverem depois da menstruação não podem ser atribuídos à tensão pré-menstrual?
Mara Diegoli – Essa é uma observação muito importante, porque qualquer doença psiquiátrica (a depressão, por exemplo) ou clínica, como a dor de cabeça crônica, podem piorar nesse período. Por isso, não adianta classificar tudo como tensão pré-menstrual, uma vez que seus sintomas aparecem alguns dias antes, pioram na véspera da menstruação e desaparecem com ela.
Drauzio – Quantos dias antes, mais ou menos, eles se manifestam?
Mara Diegoli – É variável. Há pessoas em que aparecem 15 dias antes e outras que só se alteram um ou dois dias antes da menstruação. Neste caso, a mulher está tranquila; de repente, é acometida por dor de cabeça e, no dia seguinte, menstrua. Ou, então, no dia que antecedeu a menstruação, estava no trabalho e aparentemente sem motivo começou a brigar com todos os colegas.
PRINCIPAL CAUSA DA MUDANÇA DE HUMOR
Drauzio – Em termos gerais, qual a explicação para essa mudança de humor?
Mara Diegoli – A principal causa está associada à produção de serotonina, uma substância produzida pelas células nervosas e que, na mulher, oscila de acordo com o período do ciclo menstrual. A serotonina atua sobre o humor das pessoas. Quando seu nível no organismo está alto, ficamos alegres, felizes, bem-humorados. Quando ele cai, ficamos mal-humorados e queremos comer doces para compensar.
Sabe-se que no período pré-menstrual há uma queda nos níveis da serotonina. Sabe-se também que, diferentemente dos hormônios do homem, os hormônios femininos interferem com a produção da serotonina. Isso explicaria os sintomas psíquicos, enquanto os físicos resultam principalmente da própria alteração hormonal.
É claro que não são todas as mulheres que sofrem de tensão pré-menstrual. Algumas são mais sensíveis; em outras, a TPM se manifesta apenas em determinada época da vida. "
 É importante que vocês homens entendam que a mulher não está de frescurite e se para você essa fase é ruim só porque ela fica mais chorona, irritada e te tira do sério, imagina para nós que sentimos dores e mesmo assim levantamos para trabalhar, que chegamos do trabalho e ainda damos conta da casa, da louça, do jantar, das roupas e de vocês ( isso quando ainda muitas tem também filhos ) e sem poder explicar para vocês o que está acontecendo dentro de nós e como nos sentimos mal por estarmos menos atraentes para vocês, avisem suas esposas, namoradas, noivas ou amigas quando elas estiverem indo longe demais ( mas avisem com jeito ), aposto que a maioria de nós não percebe o quanto está te deixando louco com isso, nos perdoem!
Espero que tenham gostado da postagem de hoje e que eu tenha ajudado todos os homens e mulheres que sofrem por causa dessa porcariazinha chamada TPM hhahahahahahah...



Beiiijo e até a próxima

Nenhum comentário:

Postar um comentário